Secção Clinica - Ato Asicanalise

Secção Clínica

Consiste em um espaço para realização de estudos sobre a direção da clínica, apresentação de casos clínicos, discussões sobre a direção do tratamento alicerçadas nos conceitos teóricos de Freud e Lacan – nossas linhas mestras. A atividade é destinada a todos os membros e aos participantes da formação e dos seminários da Escola que tenham interesse em contribuir com suas experiências na clínica, trazendo suas dúvidas, questionamentos e descobertas.

O termo Secção, em psicanálise, tem uma conotação muito importante, que nos possibilita uma ampla abordagem. Destacamos a concepção de corte – que diz respeito ao ato analítico, operando na equivocidade da palavra e como um ponto de basta na cadeia significante – que também pode ser entendido como castração que barra o gozo do parlêtre.

A clínica contemporânea é a clínica do sentido a menos, da primazia do Real, em que a operação analítica é da ordem de uma invenção que visa barrar o gozo, para que algo novo possa surgir do lado do sujeito: um saber fazer, uma invenção.

Em 2026, a Secção Clínica se propõe a trabalhar a direção da clínica, a partir de fragmentos clínicos apresentados pelos participantes, como também de casos clássicos da psicanálise, de filmes e da literatura, tendo como suporte teórico a leitura prévia de textos psicanalíticos.

Neste ano, pretendemos ainda trabalhar a clínica acompanhando a temática em pauta na Ato/2026: “invenções na análise”. Do que se trata e qual sua relação com o ato analítico? As invenções estariam do lado do analista ou do analisante?

Esta atividade será híbrida, presencial na sede da ATO – escola de psicanálise, on-line pela plataforma Zoom, gratuita e direcionada aos participantes e membros desta escola.

Coordenação: